Nossa ida a Londres foi praticamente uma passagem, mas deu para otimizar um mini roteiro e vou te contar o que fazer em um dia em Londres.
Nós chegamos a noite, conhecemos os pontos principais da cidade no outro dia e já fomos embora. Tivemos pouco tempo mas deu para passar um dia em Londres bem legal.
Como programar um dia em Londres
Primeiro acho importante você listar o que mais quer conhecer na cidade, já que você tem apenas um dia, é melhor já saber o que quer fazer.
Depois sugiro uma hospedagem bem localizada, de modo que você nao precise utilizar tanto transporte.
E então seguir uma ordem que tenha lógica, como se fosse um circuito, assim você consegue andar mais apé e não perde tanto tempo deslocando.
O que fazer em um dia
A ideia que vou deixar aqui é baseada no que nós fizemos em um dia em Londres, e também uma noite. A cidade é grande e tem muitas opções para todos os gostos, mas nós escolhemos passar pelos clássicos pontos turísticos.
London Eye
Uma roda gigante de 135 metros de altura e uma das atrações mais visitadas de Londres. As 32 cápsulas, que representam os 32 distritos de Londres, têm capacidade para 25 pessoas cada e fazem uma volta completa em cerca de 30 minutos.
Em cada cápsula há tablets com um guia interativo que disponibiliza fotos e informações sobre as atrações e edifícios que você vê. Curiosidades encontradas no site Londres para principiantes.
Começamos pela London Eye porque estávamos hospedados na região próxima. Não andamos na roda gigante, o preço é bem salgado e por isso só apreciamos de baixo mesmo.
Big Ben e Parlamento
Da London Eye você já consegue ver o Big Ben do outro lado do rio.
Vamos entender um pouco desse lindo ponto turístico: Big Ben é o nome do sino do relógio que ocupa o topo da Elizabeth Tower. Ele completou 160 anos em 2019, e para manter o funcionamento do relógio ele está em obras desde 2017, a previsão é que termine em 2021.
Quando nós visitamos Londres (2019) só deu para ver os ponteiros, os números e o telhado. rsrsrs.
A torre faz parte do Parlamento Britânico (Palácio de Westminster), então você já consegue ver os dois. E, aos sábados, há tours guiados pelo interior do Palácio.
Westminster Abbey
Atravessando o jardim do Parlamento, você consegue ver a Westminster Abbey, que é uma abadia denominada de Igreja. Considerada a igreja mais importante de Londres pois lá são realizadas as celebrações de coroação e sepultamento dos monarcas do Reino Unido.
St. Jame’s Park
Caminhe um pouco mais até chegar ao St. Jame’s Park, também chamado de jardins do palácio, é o mais antigo parque de Londres e fica em frente ao Palácio de Buckingham, a próxima atração.
Dá também para admirar o Palácio St Jame’s, que fica pertinho do parque, antes de ir para o Palácio de Buckingham.
Buckingham Palace
Seguindo pelo St. Jame’s Park até o final você vai ver logo na sua frente, Buckingham Palace. Esse era um dos lugares que eu mais queria ver (rs).
Aqui você pode assisitr a atração mais famosa da cidade, a troca da guarda. Ela acontece às 11:00 da manhã. De agosto ao início de junho ela acontece às segundas, quartas, sextas e domingos. A partir de meados de junho e durante todo o mês de julho a troca da guarda acontece diariamente no Buckingham Palace.
Porém, recomendo que você confirme no site da Household Division para ver se por algum motivo não terá a troca de guarda, é que a troca não ocorre quando está chovendo e ela pode ser cancelada sem aviso prévio. A gente não viu.
Para pegar um bom lugar para assistir a troca da guarda é importante chegar cedo, mínimo 30min antecendência e a cerimômina dura cerca de 45min.
Green Park
Fica logo ao lado direito de quem está olhando para o palácio. Um parque com muito verde e esquilos amigáveis para você conhecer.
Ele não é cheio de lagos e estátuas como outros, mas achei lindo e muito agradável o passeio.
Tower Bridge e Tower of London
Tower Bridge fica meio que na outra ponta da cidade onde estão os outros pontos turístico, então você terá que andar um pouco mais. Mas vale a pena ir até lá.
A ponte mais famosa de Londres Tower Bridge, muitas vezes confundida com a London Bridge. Mas de parecidas elas não tem nada.
Cruzando o Rio Tâmisa ela é uma mistura de ponte basculante com ponte pênsil. São duas torres amarradas e duas plataformas horizontais, projetadas para suportar as forças de tensão horizontais exercidas sobre as vertentes terrestres das torres. É possível fazer um tour nas duas torres da ponte Tower Bridge Exhibition.
Um pouco mais a frente você chega à Torres de Londres, que também é possível conhecer por dentro, mas nós ficamos só com a beleza externa mesmo.
A Torre de Londres era o lugar onde ficavam presos todos aqueles que ofendiam o monarca.
Onde ficar em Londres?
Se você só tem um dia em Londres, procure ficar em algum lugar próximo de estaçao de metrô ou dos principais pontos turísticos.
Nós ficamos hospedados em Westminster, no The Walrus Bar e Hostel. Eles servem café da manhã, tem um Pub que funciona a berto ao público geral a noite e as camas são boas.
Aproveite para fazer sua reserva!!
O que fazer uma noite em Londres
Como eu já disse, nossa passagem pela cidade da rainha foi bem rápida mas tivemos uma noite para tentar (você vai entender o porquê) aproveitar.
Chegamos já tarde do voo vindo de … e chegamos no hostel por volta de …
E foi só então que descobrimos que os bares e pubs fecham, cedo. No hostel que estávamos hospedados por exemplo, tem um Pub aberto ao público de noite, mas assim que guardamos as malas, fechou.
Resolvemos que não íamos dormir na nossa única noite em Londres, então encontramos uma balada.
A única questão é que era noite de festa a fantasia de estudantes e só os estudantes podiam entrar. Nós éramos 4 adultos não estudantes e não rolou.
Conversamos com o segurança, que conversou com o taxista que nos levou para outra balada.
Essa não era de estudantes, mas confesso que não curti muito. Estava bem vazia, a bedida era cara ( para nós que vivemos com o real ) e o ambiente que tinha um pouco mais de gente era onde tocava uma música eletrônica tipo trance.
Nenhum de nós curtia muito o ritmo, então acabamos ficando lá bem pouco.
Bem, por isso eu disse que tentamos aproveitar a noite, não demos muita sorte, mas mesmo assim foi divertido e posso dizer que eu já fui em uma boate em Londres.
Para fãs do Harry Potter:
Esse roteiro fez parte da nossa Euro Trip em 2019, vez que viajamos pelos Bálcãs, fomos na Oktoberfest (leia tudo aqui) e conhecemos a cidadezinha de Hallstatt.
Existe um tour em Londres por onde foram gravadas as cenas dos filmes e inspirações na criação da série.
Como tínhamos apenas um dia, esse tour não foi possível, mas tiramos essa foto para registrar (rsrsrs).
PS: Não se esqueça da foto no telefone vermelho! 🙂
Agradecimento especial aos companheiros de viagem Aline, Carol e Deborah. Com vocês foi bem mais divertido.