Homem prestes a embarcar em um avião turbo helice.

7 Dicas para acumular milhas

1 – Entenda a diferença entre Milhas e Pontos

A grosso modo podemos dizer que pontos são acumulados nos programas de fidelidades dos bancos:

  • Banco de Brasil: Acumula pontos no Livelo
  • Santander: acumula pontos no Esfera
  • Bradesco: acumula pontos no Livelo

Já as Milhas, são acumuladas nos programas das Cias aéreas:

Quando se transfere pontos para os programas da Cias aéreas, eles são transformados em milhas.

Esses são só alguns exemplos dos muitos programas que existem.

2- Tenha um bom Cartão

Os cartões de crédito possuem benefícios e um deles é o acumulo de pontos ou milhas. A maioria dos cartões pontuam tendo como referência o seu gasto convertido em dólar, assim, geralmente, possuem um fator de acúmulo ou Pontuação do tipo: 2 pontos por Dólar gasto / 2,2 pontos por Dólar gasto.

Apesar disso, existem cartões que pontuam já referenciando o real. Esse é o caso do famoso cartão Pão de Açúcar (PDA), que pontua 1 ponto a cada real gasto, ficando em primeiro na minha lista de melhores cartões.

Escolher um bom cartão é muito relativo pois, cada um oferece benefícios diferentes. Mas quando o assunto é milhas, um bom cartão é aquele que converte mais.

3- Cadastro nos programas

Ter cadastro nos programas de pontos e milhas é quesito obrigatório para quem quer acumular. Fazer os cadastros é de graça portanto não perca tempo, tenha em todos (Tudo Azul, Smiles, Latam Pass) e em outros internacionais dependendo de sua estratégia.

Uma grande vantagem de ter esses cadastros é que se você fizer compras pelo site de um programa específico poderá acumular milhas. Dependendo do caso, muitas milhas. Ex. Se você já precisa comprar uma TV nova e entrar no site da Magalu para fazer isso, pagar com seu cartão de crédito irá acumular apenas o equivalente aos pontos do cartão. Mas se você for além, entrar no programa de fidelidade, encontrar a loja da Magalu lá dentro e efetivar a compra por lá, poderá acumular muito mais. Não é raro ver promoções de acumulo de 5, 8 ou 10 pontos por real gasto.

4- Aproveite as promoções de Transferências

Normalmente quando você vai transferir pontos para milhas a proporção é de 1 pra 1, ou seja, cada um ponto transferido uma milha irá ser creditada no programa da cia. Mas eventualmente elas lançam promoções de bônus para transferência, nestes casos é possível ganhar 50%, 80% até 100% ou mais dependendo da situação. Assim, você tem o potencial de dobrar as milhas acumuladas.

5- Assine um ou mais clubes

Dependendo do caso é válido assinar um ou mais clubes das cias aéreas. Cada um tem uma lista de benefícios, assim é importante ter uma estratégia por trás. Mas dentre os benefícios, quando o assunto é acumular mais milhas, um bônus maior está nas transferências e maior acumulo nas compras feitas dentro do site do programa.

6- Pague por aplicativos de pagamentos digitais

Muitas contas comuns ou boletos não podem ser pagas simplesmente utilizando o cartão, mas se você cadastrar em um aplicativo de pagamento como o 99pay por exemplo, poderá pagar por ele utilizando o cartão. Assim os gastos mensais com esse tipo de conta poderão gerar milhas. Cuidado para não pagar taxas, dependendo do caso, não vale a pena.

7- Tenha uma estratégia

Se você não tem um gasto muito elevado, talvez não seja bom pulverizar o acumulo de milhas em vários programas. Talvez a melhor estratégia é concentrar em apenas um. Isso pode significar emitir aquela tão sonhada passagem nas férias ao invés de ter poucas milhas espalhadas nos programas que não servirão para muita coisa.

A melhor forma de criar uma estratégia é já pensar no objetivo final. Por exemplo: se você quer viajar para Fernando de Noronha, não adianta acumular milhas na LATAM, pois ela não voa pra lá. Seria mais inteligente focar os esforços na Tudo Azul.

Ficou alguma dúvida? deixe nos comentários.

Gostou das dicas? Se inscreve em nosso canal do YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *