Se você vai ou quer conhecer a Colômbia, é praticamente inevitável colocar a capital Bogotá em seu roteiro. A maioria dos voos do Brasil para nosso vizinho tem essa bela cidade como destino. Neste post você irá encontrar dicas de Bogotá, Colômbia, o que fazer e montar seu roteiro.
Bogotá Colômbia: o que fazer
Como é Bogotá Colômbia?
Bogotá é uma grande cidade, possui mais de 7 milhões de habitantes. Por aqui costumam dizer que só existe uma estação no ano com temperatura média em torno de 15 graus. A cidade é, em maioria, plana e conta com transporte público organizado. Uma característica interessante da cidade é que mistura bem o antigo e o moderno. A cultura, ao lado da gastronomia, são pontos de destaque na cidade, é possível encontrar muitos museus e restaurantes para todos os gostos.
Como Chegar a Bogotá Colômbia?
Há quem se aventure em rotas terrestres nas famosas roads trips cortando a américa e tendo a Colômbia como destino. No entanto, o melhor jeito de chegar até Bogotá é pegando um voo direto a partir de São Paulo e Rio de Janeiro. Os voos duram em torno de 6h pela Avianca Colombiana.
Ao Chegar no aeroporto El Dorado em Bogotá, você estará há aproximadamente 15km do centro da cidade (La Candelária). Para ir do aeroporto até seu hotel / hostel, você poderá pegar um ônibus pela Transmilênio , tomar um taxi, pegar um Uber ou DIDI (Espécie de 99 que tem em algumas cidades colombianas). Na seção Quanto Custa, abaixo, descrevo os custos em Nov/21.
O que é melhor levar dolar ou Real?
Sempre que viajo pesquiso bastante antes de tomar a decisão do que é melhor, quase sempre o melhor foi levar dolar e trocar pela moeda local. Neste caso, acabamos recebendo uma dica de amigos que haviam chegado de Bogotá dizendo que tava valendo a pena o real, da mesma forma levamos e realmente foi a melhor opção.
Mas, vale a pena pesquisar. Portanto, antes de sua viagem entre em contato com algumas casa de cambio por lá e faça umas continhas. Nas proximidades do Museu do Ouro existem muitas delas, pesquise bastante pois a cotação varia muito, clique aqui para ver .
Para Facilitar, as contas e o entendimento de quais são os valores em peso criei a seguinte regrinha:
Pegue o preço em pesos, divida por 2 e multiplique por 3 e tire os 3 ultimos números . Por exemplo algo que custe COP 10.000 será 10.000/2 = 5000 x3 = 15 reais. (essa regra serve só pra ter uma noção, para o valor exato baixe um app de cambio)
Onde Ficar e Onde se Hospedar em Bogotá Colômbia?
Os melhores bairros para se hospedar são La candelária e Chapineiro. La candelária é basicamente o centro e a grande vantagem é estar perto de muita coisa sendo possível inclusive, andar a pé. Por outro lado é complicando quando a noite chega, fica perigoso e sair pelas ruas de boas não é uma opção. Chapineiro é um bairro grande que engloba inclusive uma das partes nobres da cidade, a zona T (Zona rosa) que é uma das preferidas dos turistas pelos restaurantes, bares e pela segurança.
Está gostando das informações do post? Posso te pedir uma coisa? se for reservar pelo booking, reserve pelo nosso link, você não paga a mais por isso e ajuda muito nosso blog.
Se seu orçamento está tranquilo, com certeza a região da zona T é interessante. Se estiver bem apertado La Candelária pode ser uma opção a se considerar, mas o meio do caminho seria um ótimo custo benefícios. Nós ficamos uma parte da viagem em torno da calle 69 no Chapineiro e outra bem perto da zona T, por isso conseguimos aproveitar melhor a cidade.
O que fazer em Bogotá Colômbia?
La Candelaria
Em tradução livre é o centro de Bogotá, por aqui você vai ver tudo quanto é tipo de pessoa, de coisa, de comida e de bebida. É nessa região que estão localizadas uma parte considerável de atrações turísticas. É o bairro mais antigo da cidade, considerado a antiga Bogotá.
A cara da capital está estampada na arquitetura antiga que se pode encontrar por aqui. Por sí só, o bairro já é uma atração, por isso deixe um tempo livre para andar pelas ruas sem rumo.
Museo Botero
O Museu Botero fica no La Candelaria. Um dos principais nomes Colombianos, o artista Fernando Botero doou várias obras ao governo, formando assim um acervo considerável que está exposto em uma espécie de complexo. A grande característica de suas obras, são os exageros desproporcionais das partes do corpo como a Mona Lisa. É bem engraçado e interessante, por isso a visita é imperdível. A entrada é grauita mediante agendamento (quando fomos o agendamento não estava funcionando, simplesmente chegamos e entramos).
Museo del Oro
Uma das atrações mais importantes de Bogota, o Museo del Oro fica no centro da cidade de Bogotá. O acervo possui mais de 30 mil artigos, obviamente de ouro.
Uma história rica contada através dos itens que foram encontrados pela região no perído pré colombiano. É uma mistura de história antiga com toques místicos do tipo Indiana Jones. A entrada também é gratuita mediante agendamento.
Cerro Monserrate
Com um desnível de 500 metros acima da cidade, com certeza possui a melhor vista de Bogotá. Basicamente é uma das montanhas que cercam a cidade a leste. É um atrativo bem eclético pois dá pra subir por trilha, funicular ou teleférico. Em cima do morro há uma igreja, a Basílica do Senhor de Monserrate, e uma estrutura bem grande de lojinhas de artesanatos e restaurantes.
O povo colombiano gosta de subir o morro aos finais de semana, tanto como turismo religioso quanto para diversão e lazer. A vista é sensasional, vale muito a pena.
O início da trilha ou entrada do Funicular/Teleférico é próximo ao centro (La Candelária), nós fomos a pé. Para subir de Funicular ou Teleférico é preciso comprar um Ticket que nos custou 13mil pesos, algo em torno de 18 reais ida e volta (preço promocional de Domingo #ficaadica) de segunda a sábado o preço é 22mil, algo como 30 reais (NOV/21). Mais informações aqui.
Plaza de Bolívar ou Plaza Simón Bolívar
O coração da cidade, localizada em La Candelária, um lugar com muita história. De um lado o Congresso de La República, de outro o Palacio de Justicia, a cima a Catedral Primada de Colômbia e no meio a estátua do respeitado Simón Bolívar, considerado herói por lutar pela independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Na praça você verá de tudo, desde comida de rua, manifestações, artistas, mendigos, tudo que se pode ver em uma grande praça de cidade grande.
Carreira 7.
Conectado à praça está a carrera 7 uma rua praticamente de pedestre, uma espécie de calçadão onde você verá pessoas vendendo desde artesanados e antiguidades até brinquedo quebrado. Uma verdadeira loucura que vai até a Calle 22, nas proximidades do famoso Mercado De las Pulgas que só funciona aos domingos e também é um interessante ponto turístico.
Zona T ou Zona Rosa
Essa é a zona nobre de Bogotá. Lojas, Bares e Restaurantes são os principais atrativos. Quando estava pesquisando achei muito confuso, então vou simplificar aqui: Zona T é basicamente o T formado pelas Calle 83 e Carrera 12A, contudo pelo que entendi esse T é apenas a referência e a região no entorno é também conhecida como zona T. Mas e a Zona Rosa? Zona rosa é a macro região da zona T kkk como se a Zona T fosse a capital e a zona Rosa a região metropolitana. Brincadeiras a parte, Zona T é o coração da Zona rosa que fica entre as Calles 79-85 e as Carreras 11-15.
Outras atrações
Catedral de Sal: é uma catedral construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, na Savana de Bogotá, na Colômbia. Existem passeios saindo de Bogotá, infelizmente não fizemos dessa vez.
Valle del Cocora / Salento: Um lugar com paisagem montanhosas próximo à cidade de Salento. Basicamente um vilarejo aconchegante com arquitetura colonial que compõem o “Eje Cafetero”, o eixo cafeteiro da Colômbia. Para quem gosta de um bom café e de andar tranquilo por cidades históricas, é uma boa opção.
Salto de Taquedama: Perto de Soacha, cerca de 30 quilômetros de Bogotá, na Colômbia, o Salto del Tequendama ou Cascata dos Suicidas é uma cascata de 185 metros de altura. Ao lado dela, um famoso hotel (Hotel Del Salto), compõe a paisagem colocando um toque de filme.
Alguns povoados próximos para quem ficará bastante tempo na região: Tibacuy, Sopó, Guatavita, Tobia, Guasca, Suesca.
Quanto Custa?
Esses preços são referentes à nossa passagem por BOGOTÁ Colômbia em Novembro e Dezembro de 2021. Estão em Pesos Colombianos e para terem uma noção em real, divida por 2 e multiplique por 3 e tire os 3 ultimos números. Exemplo COP 10.000 dividido por 2 = 5.000 X 3 = 15 reais.
- HOSPEDAGEM: COP 22.500 (HOSTEL BOM CHAPINERO) COP 87.500 (HOTEL BOM ZONA T).
- COMIDA: PF no centro: COP 13.000 -15.000 / Jantar LEGAL na Zona Rosa COP 38.000 / CAFÉ DA MANHÃ COP 5.000 -COP 10.000.
- PASSEIOS: Museu Botero e do Ouro Gratis / Serro Monserrate COP 22.000 subida e descida.
- TRANSPORTE: Cartão do Bus COP 3.000, TICKET MÉDIO COP 5.000 / Uber e Didi da Zona Rosa ao Centro COP 14.000.
- EXTRAS: Cerveja longneck no Hostel: COP 5.000 / Cerveja + pizza Zona T para 2 COP 69.000
- EXAME COVID Antígeno: COP 120.000