Como conseguir o certificado internacional de vacinação?

Fala malucada, a dica de hoje é bem simples mas que pode te ajudar muito. Como conseguir seu certificado internacional de vacinação!!!

O que é esse certificado?

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP é o documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.  Mais precisamente, você comprova que está vacinado contra febre amarela.

Quem precisa do certificado internacional de vacina?

Somente pessoas que estão viajando para países que pedem a vacina precisam do certificado emitido pela Anvisa.

E quais são os países que precisam desse certificado?

A exemplo nós temos Bolívia, Venezuela, Albânia, Africa do Sul. Mas são vários e é sempre bom verificar se a lista não mudou. Você pode consultar aqui ou aqui.

Como conseguir?

A emissão do CIVP é gratuita e feita nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa, localizados em Portos, Aeroportos e Fronteiras. Desde abril de 2011, o certificado também pode ser emitido em Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, e nas clínicas particulares credenciadas para essa finalidade.

No entanto, os Centros da Anvisa apenas emitem o CIVP e não realizam a vacinação. A vacina pode ser encontrada em um posto de saúde público ou em serviços de vacinação privados credenciados.

O Brasil adota a diretriz da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre dose única para a vacina da febre amarela. A orientação foi dada pela OMS em 2014 e, depois de algumas avaliações, foi adotada pelo Ministério da Saúde.

Quem já tem o certificado não precisa trocar ou renová-lo. Quem já foi vacinado, mas não tem o certificado, precisa apenas agendar um horário em um posto de emissão do CIVP e apresentar o cartão nacional de vacinação com os dados da vacina.

Passo 01 – VACINAÇÃO

Você pode se vacinar gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou deve procurar os serviços de vacinação privados credenciados.

Guarde o certificado de vacinação. Ele é o seu comprovante para solicitar o Certificado Internacional. A Anvisa não aplica a vacina. 

A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.

Se o seu objetivo é viajar para o exterior, você deve apresentar o comprovante de viagem antes da vacinação para que receba a dose única.

Passo 2 – CADASTRO

Escolha qual opção de atendimento você deseja e faça o seu cadastro para:

Atendimento presencial

Para agilizar a emissão do certificado, você deve realizar um pré-cadastro nesse endereço clicando na opção “cadastrar viajante

Atendimento web

O Certificado pode ser emitido online e impresso em casa. Para essa opção, faça o cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal.

Atenção! O prazo para emissão online é de até 10 dias úteis.

Requisitos necessários

Documento pessoal oficial
Conta de e-mail
Para cadastro de menores, o nome do responsável

Passo 3 – EMISSÃO do Certificado Internacional de Vacinação

O documento pode ser retirado de forma presencial, em uma unidade da Anvisa, ou impresso em casa. Escolha como você prefere emitir o seu Certificado:

Emissão presencial

Procure uma unidade credenciada para emitir o CIVP.

Entre em contato diretamente com a unidade credenciada mais próxima para conferir o horário de funcionamento.

Emissão web

Se você optou pela emissão web do Certificado, você deve acessar o Portal de Serviços do Governo Federal para imprimir o Certificado em casa. Você também receberá o arquivo no e-mail cadastrado no Portal de Serviços.

Atenção! O prazo para emissão online é de até 10 dias úteis.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  1. Cartão nacional de vacinação.
  2. Documento de identidade original com foto. São aceitos como documentos de identidade a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte, a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros documentos. A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 (dezoito) anos.

Criança/adolescente menor de 18 anos

Para a emissão do CIVP, é imprescindível a presença física do interessado, pois a emissão está condicionada à assinatura do viajante, conforme previsto na RDC 21/2008, inciso III do Art. 1º do Anexo II.

Ainda tem dúvida?

Acesse a página aqui ou aqui sobre saúde dos viajantes, ou entre em contato com central de atendimento pelo telefone 0800 642 9782, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

E ai, esclarecidos? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!!!!

Fonte: ANVISA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *