1-Qual tamanho ideal? Se você pensa em viajar por 15 dias ou mais, 50 a 60 litros deve ser o suficiente para sua amiga de viagens. Lembrando que acima de 50 litros geralmente deve ser despachada devido às dimensões.
2- Peso: veja se a mochila já não é pesadona mesmo estando vazia, geralmente menos de 10kg não é necessário despachar (economia).
3- Barrigueira é realmente necessário? Se for caminhar muito e utilizá-la também em trekkings, uma barrigueira para distribuir o peso é um requisito obrigatório.
4- Regulagens é essencial! Observe se há regulagens, se é possível ajustar as alças e distâncias, ela deve ficar macia e confortável nas costas.
5- Resistente a água: não é que você precise de uma mochila totalmente blindada a chuvas, mas se ela tiver um pouquinho de proteção já ajuda a salvar as roupas e equipamentos de tempos instáveis ou surpresas de São Pedro. Uma capa impermeável também pode ajudar.
6- Aberturas: existem vários modelos no mercado para agradar todos os gostos.
As que so abrem por cima (tipo um saco), as que abrem em U e tem as que ficam como uma mala. Eu prefiro as que abrem em U, pela praticidade.
7- Compartimentos: pouco compartimento pode atrapalhar um pouco na organização da mochila, então verifique se possui pelo menos uns 4, assim facilita na separação de roupas, acessórios e equipamentos.
Viajar com uma mochila pode facilitar a vida do viajante, muitas vezes não precisa ser despachada (economia), é ideal para viagens com bastante transporte público e muito deslocamento (imagina você rodando sua malinha nas ruas de pedra de cidades históricas por ex.) e essencial para trilhas que envolvam acampar. .
Esse não é seu tipo de viagem? Sem problemas, você não precisa de um mochilão para ser um viajante feliz. O importante é a vontade de viajar e viajar.