como viajar pelos bálcãs de carro

Como viajar pelos Bálcãs de carro.

Esse conteúdo vale ouro, o que estou resumindo aqui demorei mais de um mês de muito pesquisa para entender e encontrar a solução.

Uma de nossas maiores dificuldades quando montamos nosso roteiro de viagem pelos Bálcãs foi o deslocamento. Resolvemos fazer tudo de carro e vamos te contar aqui como viajar pelos Bálcãs de carro alugado.

É facil viajar pelos Bálcãs de carro?

Depende. É facil a viagem em si, seguindo GPS você consegue ir para qualquer lugar, tranquilo.

O dificil é o aluguel do carro. Isso porque dependendo do país que você quer conhecer, o carro que você alugou não pode entrar.

viajar pelos bálcãs de carro
Albânia

Pois é, essa foi uma das partes mais difíceis na nossa pesquisa, não econtrávamos respostas claras. Tivemos que mandar email tentando conversar com as locadoras dos países até conseguirmos uma solução, um lugar que pudéssemos alugar o carro e viajar pelos Bálcãns em todos os países que queríamos passar.

Nosso roteiro

Nossa viagem foi corrida, 30 dias para passar por muitos paises. Por isso não tinhamos tempo para muito transporte público. Aí veio a escolha de alugar um carro.

Nosso trajeto (com algumas idas e voltas) foi: Brasil – Londres – Alemanha – Áustria – Rep. Tcheca – Eslováquia – Hungria – Sérvia – Montenegro – Kosovo – Macedônia – Albânia – Croácia – Bósnia e Herzegovina- Eslovênia.

Leia sobre: O que fazer em um dia em Londres; Ocktoberfest Munique; Albânia: como chegar e quanto custa.

Por que foi difícil alugar um carro?

No início pensamos em alugar um carro para toda a viagem, desde a Alemanha, mas estava ficando muito caro e também apareceram as superesas. Descobrimos que os locais pelos quais nós queríamos visitar com o veículo variavam de acordo com o país que retirássemos o carro.

Algumas locadoras dividem essa região e as regiões vizinhas em zonas. Na locadora que fechamos é assim:

  • Zona 1: Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Gibraltar, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Holanda, Noruega, Portugal, San Marino, Suécia, Suíça, Espanha e Vaticano.
  • Zona 2: Croácia, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovênia.
  • Zona 3: Todos os países não listados nas zonas 1 ou 2.

Por exemplo, pegando o carro na Alemanha, alguns carros de luxo poderiam etrar somente na Zona 1, não era nosso caso, queríamos carro popular mesmo. Todos os outros carros poderiam entrar nas Zonas 1 e 2. Não seria permitido entrar na Zona 3.

Ou seja, vários países do nosso roteiro ficaram na Zona 3, onde não era permitido entrar com o carro.

Green Card

Essa questão toda para mudar de países de carro é pelo Sistema de Seguro Green Card.  Ele é um comprovante de seguro que mostra os países nos quais você está segurado para dirigir. Se você tentar entrar em outro país por sua conta, poderá ter problemas logo na fronteira.

Então, se você for para uma viagem pelos Bálcãs de carro, certifique-se dos países que vai passar e de que a locadora te passe esse papel que comprova seu seguro.

Solução

Depois de tanto rodar a internet, conversar com locadoras, conseguimos um jeito. O único país que pegando o carro lá aceitava entrar em todos os outros era Montenegro. Adaptamos nosso roteiro e assim foi. Pegamos o carro em Montenegro e devolvemos na Croácia.

A locadora que encontramos com melhores preços, respondeu nossos emails com dúvidas e tinha loja em vários lugares foi a Sixt.

Tivemos que pagar uma taxa, se não me engano de 40.00 EUR, para atravessar fronteiras, esse valor para todo o período.

Por isso fica a dica: tente planejar seu roteiro de carro alugando em Montenegro, assim poderá entrar em todos os outros países sem problema. (2019).

como viajar pelos bálcãs de carro
Montenegro

É seguro viajar pelos Bálcãs de carro?

Sim, não tivemos problema com nada, e nem com estacionamento. Uma cidade ou outra precisamos pagar para estacionar, mas a maioria foi tranquilo deixar na rua bem próximo dos hostels (alguns até tinham estacionamento próprio).

A qualidade da estrada será uma mistura de algumas estradas boas, algumas estradas ruins, no geral achei bem legal.

Vai viajar e precisa reservar suas hospedagens?

Faça suas reservar pelo nosso site e nos ajude a te manter sempre bem informado. O site booking.com tem ótimas opções de hospedagens e nós sempre pesquisamos e reservamos por lá.

Espero que tenha gostado das informações e que nosso conteúdo ajude você de alguma forma. Não se esqueça de seguir no Instagram (@uaivambora), Facebook e também o canal do Yutube.

Abraço e até a próxima aventura!!

24 thoughts to “Como viajar pelos Bálcãs de carro.”

  1. Bom dia, no fim do ano estou pretendendo alugar um veículo em Podgorica e devolver no aeroporto de Tirana, vamos em 6 pessoas e a sixt só tem van para alugar pra essa qtd de pessoas. Eu mandei alguns emails perguntando para eles sobre algumas duvidas e não obtive resposta. Vc pode me informar como conseguiu que eles te respondessem ao seu e-mail? Vc sabe se eu preciso de alguma autorização especial para dirigir esse tipo de veículo em Montenegro e Albania? Vc sabe se teria problemas de passar pela fronteira entre os paises? Ou é melhor alugar dois veículos de 4 lugares?

  2. Olá, primeiramente agradeço pelas informações da postagem. Estou planejando uma viagem começando por Dubrovnik onde pensei em alugar um carro e percorrer os seguintes países: Croácia-Bósnia-Montenegro-Albania-Macedonia do Norte. Seria possível ou teria algum impedimento para entrar nesses locais?

    Att

    1. Ola Joao.
      Também farei este roteiro em Setembro e estou cheio de dúvidas quanto a atravessar fronteira com carro alugado na Croácia e também quanto a devolução em outro país (meu caso na Albânia).
      Caso tenha achado algo a respeito, vamos trocar infos.

      Abs,
      Derek

  3. Estou neste momento em Podgorica, Montenegro, devolvendo um carro que aluguel na Sixt. Fiz Montenegro, Croácia, Bósnia, Sérvia, Romênia, Kosovo, Macedônia do Norte e Albânia. Paguei 800 reais por 18 dias, mais 40 euros de taxa da locadora para cruzar as fronteiras. Eu tive que desistir de ir para a Bulgária, pois o carro daqui não pode cruzar essa fronteira. Vou checar agora na devolução sobre o green card, pois supostamente estaria incluso. No entanto, quando fui entrar na Macedônia do Norte me foi exigido o green card por 15 dias (mínimo) ao custo de 50 euros, pago no local. Não sei se fui enganado, mas a locadora Sixt realmente não me deu nenhum papel adicional como green card para eu apresentar (apenas o contrato com um carimbo dizendo que o carro pode rodar fora de Montenegro). Por ora é isso colegas.

    1. Felipe,
      Estou organizando roteiro similar ao seu agora em outubro. Você saberia me informar se é obrigatório devolver o carro em Montenegro ou se seria possível devolver em outro país (mediante taxa)?

  4. Jose luiz vamos fazer o roteiro de Bucareste , Sofia Skopje e Albânia . Pretendo sair e chegar por Bucareste, alugando o carro. Vc saberia me informar se terei dificuldade em passar a fronteira
    Destes países ( Romênia , Bulgária , Macedônia e Albânia ) ??

  5. Olá. Estou indo pros Bálcãs mês que vem.
    Meu roteiro será Albânia, Macedônia, Kosovo, Sérvia, Bósnia, Croácia (apenas Dubrovnik) e Montenegro.
    Neste caso, se eu alugar em Tirana, não posso adentrar nos outros países com carro alugado?
    Muito obrigado.

    1. Olá Jonas, tudo bem? Cada locadora tem uma regra. Na época que fomos pesquisamos muito e chegamos a conclusão que, para nosso rotiero, a Sixt seria a melhor. Fizemos contato via e-mail e eles nos enviaram as informações. Kosovo e Albania são países mais restritos, tivemos que mudar totalmente nosso roteiro por conta do carro, pegamos um voo da sérvia para montenegro apenas para começar de lá, devolvemos o carro em Zagreb (pagamos uma taxa para isso, mas valeu a pena rodamos muito). Sugiro que tente contato com eles. sac@sixt.com.br

      1. Oi Jose Luiz, parabéns pelo post. Sobre o cartão green card, a locadora pela qual reservei o carro (Travelus, não sei se vc tem referência dela) disse que eu preciso adquirí-lo na fronteira, que eles não vendem. Como foi isso pra vc? A própria locadora te forneceu? E o mesmo cartão foi válido para todos os países? Obrigada

    2. Oi Jonas, eu vou alugar um carro na Albania e de lá irei para Bosnia, Montenegro e também passarei na Croacia. Escrevi para cada locadora individualmente, a Green Motion só permitia Montenegro (dentre os que me interessavam), a Europcar também não me serviu….já com as outras que tive contato, a travessia era permitida. Não sei dizer sobre os demais países que vc pretende visitar, mas acho que o caminho é mesmo entrar em contato diretamente com a locadora. Até mesmo porque cada uma cobra uma taxa extra por isso.

      1. Olá Jordana, pode compartilhar suas descobertas, por favor? Pretendo fazer o mesmo roteiro, mas na direção oposta. Seria de grande ajuda!

        1. Oi Pedro, foi como eu disse, eu tive que escrever individualmente para as locadoras. Acabei reservando com a Travelus por meio da rentalcars.com. Pelo que entendi, vc vai pegar o carro na Croacia, né? Eu há vários anos aluguei um carro lá e atravessei sem problemas para a Bosnia e para Montenegro. Não saberia dizer sobre a Albania. E como diz o post e confirmei com o email que enviei a uma locadora, se o carro é alugado em Montenegro, não há problema cruzar para todos esses outros ao redor. O que varia são as taxas, e me foi informado que o Green Pass (ou Green Card, não lembro ao certo) pode ser adquirido na própria fronteira. Inclusive gostaria que alguém me confirmasse essa informação.

      2. Ola Jordana, tudo bem?

        Você chegou a alugar carro na Albania? Ouvi falar que o trânsito lá é bem caótico e complicado, que as pessoas não seguem muito as leis de trânsito. É isso mesmo? Você tem alguma dica ou sujestão? Obrigado!

        1. Oi Guilherme, comigo tudo certo. Agora eu já posso escrever com mais propriedade sobre a minha experiência, daí já fica de dicas aqui no post, para quem precisar. Aluguei um carro de uma pequena locadora chamada Travelus, no centro de Tirana. .O aluguel foi por meio da rentalcars ou rentcars, não me recordo agora, mas não foi direto pelo site da Travelus. Eles me cobraram 50 euros para ter o direito de cruzar todas as fronteiras que queria (algumas locadoras cobravam esse valor por fronteira, então sairia mais caro). O lance foi que para cruzar para Montenegro, tivemos que pagar, na própria fronteira, para pegarmos o tal Green Card, que é como se estivesse fazendo um seguro para o carro em Montenegro também. Agora já me desliguei um pouco dos valores, mas não era caro (pelo que me lembro, por volta de 20 euros), e valia por 15 dias, pelo que me lembro. Já para atravessar para a Bósnia-Herzegovina, pagamos novamente (da mesma forma, adquirindo ali na fronteira mesmo). Desta vez foi mais caro (mas ainda nada absurdo, especialmente considerando que estávamos em 4), e valia por menos tempo, acredito que 1 semana. A intenção era cruzarmos para a Croácia somente para passar umas horas em Dubrovnik (eu já tinha ido lá outra vez, alugado carro na Croácia mesmo, como falei), mas acabamos desistindo, pois em nenhuma das fronteiras e nem na locadora nos souberam informar o valor, mas acreditavam que era por volta de 50 euros, então preferimos fazer outro programa em Montenegro mesmo, na volta. Sobre o trânsito, em Tirana é realmente caótico, mas nas outras cidades que fomos (litorais e interiores) era super normal. Em toda a região, há MUITOS guardas de trânsito parando os carros, e da outra vez na Croácia e Montenegro já era assim, tanto que levamos uma espécie de multa (policiais super educados, mas a intenção acabou sendo um suborno, ao qual tivemos que nos submeter, no sufoco). Desta vez fomos parados 2 vezes, mas graças a Deus tudo certo, pudemos seguir tranquilos, e os policiais eram simpáticos e educados novamente. Minha sugestão seria obedecer sempre as regras, especialmente velocidade e ultrapassagem, para não dar motivos para pararem vocês (provavelmente vão parar mesmo sem você dar motivos, hehe, mas daí vão checar tudo e te liberar). No mais, tudo tranquilo, estradas bonitas, e o carro foi fundamental para nosso tipo de programa. Espero ter ajudado, boa viagem

          1. Muitíssimo obrigado pelo relato, Jordana!
            Viajo agora em setembro e pretendo ir a Albânia, Montenegro e Dubrovnik!

  6. A locação pela Sixt foi necessariamente pelo site deles ou alugando por outros sites que comercializam reservas da Sixt também se consegue atravessar a fronteira. Minha idéia é retirar o carro em Tivat e devolver em Tirana.

    1. Que bom Marcelo! fico feliz em ajudar, na época também tive bastante dificuldades em encontrar informações. Mas no final tudo deu certo. Boa viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *