Fala malucada, hoje deixarei aqui mais um relato DA VONTADE Á LIBERDADE, sobre o que a gente fez até agora, como estratégia para alcançar as metas estabelecidas. Pra quem ta perdido, precisa ler primeiro o EP00, clicando aqui.
Como já começamos a um bom tempo, esse aqui vai ser um resumo de tudo que já fizemos pra daqui pra frente a gente ir atualizando com mais frequência.
Atualilzação da META PRINCIPAL
- 3 Milhões de Reais pra viver de rendimentos (10 mil por mês): 6,12%
Já começamos a enxergar o balde enchendo. Essa meta é bem desafiadora, mas nossa grande motivação é saber que quando atingirmos, viajaremos esse mundão a fora sem depender de férias.
Gosto de lembrar sempre que nossa meta é alcançar um patamar financeiro que nos permita ter o básico de conforto para que possamos realmente fazer o que quisermos. Não envolve nada de exageiros da riqueza kkk
Como estão as metas de vocês? Não se esqueçam de deixar nos comentários.
RESUMO DA HISTÓRIA TODA
Resumo do resumo de nossa história (financeira) nos utlimos anos: Eu (José Luiz) conheci Aline em 2009 e começamos a namorar em 2010, me formei em Eng. Elétrica em 2012 e fui trabalhar logo em seguida.
2012
Não tinha nada, além de uma pequena reserva do dinheiro do estágio que fazia, já Aline tinha uma reserva um pouco maior, fruto de seu trabalho. A primeira coisa que fizemos, como qualquer jovens por ai, foi comprar um carro (um celtinha) pra gente poder viajar e facilitar também nossa vida, pois moravamos em cidades diferentes. Ainda em 2012, comecei a trabalhar no trecho, como Treinee.
Depois de passar muitos perrengues no primeiro emprego e juntar uma grana (não gastava nada, além de viagens), resolvi que queria empreender ou passar em algum concurso público em busca de uma vida melhor. Fiz planos de negócio e simulações e cheguei a conclusão que tinha pouco pra abrir um negócio.
2013
Fiz uns cálculos e resolvi largar o emprego e estudar pra concurso público. Um ano estudando e muita ralação, disciplina, ansiedade até que passei. Aline continuava trabalhando em seu emprego, o que permitiu fazer uma reserva pequena.
2014
Comecei a trabalhar no novo cargo e, como o celtinha já tava bem velhinho e rodado, resolvemos juntar grana pra comprar um carro zero.
2015
Gastamos nossa reserva no carro novo e ainda parcelamos um pouco. Continuamos juntamos grana mas não tínhamos quase nada.
2016
Fizemos a primeira viagem internacional, quitamos o carro e nossa grana se foi, ficamos zerados de novo. Esse ano percebemos que precisaríamos colocar mais metas em nossas vidas, dai em diante comecei a me dedicar novamente aos estudos, fiz duas pós graduações (lá se vai mais dinheiro). Criamos o UaiVamBora com foco total em viagens.
2017
Viciados em viagens dedicamos todos os esforços a viajar, mas tínhamos custos com estudos entre outras despesas, não sobrava muita coisa. Uaivambora começou a crescer um pouquinho no Instagram.
2018
Resolvemos controlar nossas contas e pensar no futuro. Vendemos o carro e compramos dois terrenos no interior. Ficamos a pé, apenas utilizando Ônibus e Aplicativos mas não deixamos de viajar. No final deste ano, compramos uma motoca, a Tenereza, pra fazer pequenas viagens e para o dia a dia na cidade.
2019
Mais viagens, agora já focado no objetivo UaiVamBora que completa 10 mil seguidores no instagram, mas o blog ainda é devagar. Resolvemos investir em roteiro de viagens, investimos em uma estrutura básica de escritório no quarto e começamos a fazer um pouquinho de dinheiro (muito pouco, não pagava a despesa). Conseguimos também economizar mais.
Em Julho deste ano, resolvemos alterar os objetivos do UaiVamBora e dedicar de vez neste projeto, o foco maior ainda era viagem, mas começamos a estudar sobre dinheiro e sobre investimentos. Os objetivos já eram mais claros e partimos pra cima, sem deixar as viagens de lado.
2020
O ano começou com novidade, começamos a investir em renda variável, produzir conteúdo sobre finanças e compratilhar algumas coisas sobre empreendedorismo digital. Começamos a ter ganhos mais consideráveis com investimentos. Nesse momento estamos no meio da crise do COVID-19 mas isso não nos atrapalhou. Encaramos mais como oportunidade.
O UaiVamBora ainda não se paga, mas o projeto evoluiu muito e vou contar alguns detalhes que contibuiram para isso, separado por temas: Hábitos, Gastar bem, Ganhar mais e Investir melhor.
METAS DE HÁBITOS
Sem dúvidas os principais hábitos que adotamos e que tem nos ajudando muito foram acordar cedo e ler. Nossas metas relacionadas a isso por enquanto são:
Livros: 1 por mês, no ano de 2020. Até o momento estamos assim: J. Luiz: 3,5/4 e Aline: 2,5/4 (precisamos melhorar)
Acordar as : 5:30 da manhã. Nao vou entrar muito no porquê de acordar cedo por aqui, talvez escreva um post sobre isso depois, mas isso nos ajuda muito tanto em relação a motivação quanto à forças para encarar um dia corrido.
Meditar: Resolvemos dedicar mais a ter um momento de silêncio no dia. Seja uma meditação, uma oração ou exercer a gratidão. Aline é mais empenhada que eu, mas estou tentando aprender. Em todo caso, nossa meta é fazer isso diariamente, até o início dessa quarentena estávamos indo bem, mas agora o negócio deu uma atrapalhada rs (precisamos melhorar).
Atividade física: Idem ao item anterior, antes da quarentena, estávamos fazendo um pouco. Eu uma leve corrida e Futebol, já a Aline, prática de natação, caminhada e musculação.
Alimentação: Alimentar melhor é uma das metas mais difíceis pois depende adaptação. Aline é nutricionista e tenta organizar as coisas nesse quesito. Temos uma alimentação legal sempre com muitos vegetais, frutas e cereais integrais, mas também comemos umas besteiras (pizza no domingo é quase lei…rsrsrs.)
Apesar de ser um hábito mais difícil acho que conseguimos manter bem, mesmo durante essa pandemia. Claro que estamos comendo um pouco, fato, mas não mudamos muito nossa rotina.
GASTAR MENOS
As metas que colocamos para economizar em 2020 foram as seguintes:
Cozinhando em casa: Notamos que além de ajudar na meta de mudança de hábitos, cozinhando em casa a gente economiza bastante. Estamos firmes no cumprimento dessa meta.
Saindo menos: Em um passado não tão longe, a gente saia mais, ia mais em eventos e acaba que para isso é necessário rios de dinheiro. Decidimos controlar essa situação e sair bem menos, nosso limite é uma saida leve por semana, ou uma mais ”pesada” a cada 15 dias.
Controle de gastos: Todos os meses fazemos o lançamento de gastos na planilha para analisarmos em que situação estamos. Vamos bem com isso, é ótimo para enxergar pra onde seu dinheiro vai.
Andar a pé: Depois que vendemos o carro a regra é o seguinte: se da pra ir a pé vai, se não dá vai de onibus, se fica mais caro, vai de UBER. A moto serve para o dia a dia, supermercado. Todos os dias vou a pé para o trabalho (estratégia de morar próximo ao trabalho).
Financiar x Alugar: Já tem um tempo que estamos analisando financiar um apartamento tendo em vista as contas que fizemos nos últimos meses. Ainda não temos uma conclusão sobre o assunto mas em breve contaremos por aqui.
GANHAR MAIS
Com o foco total no UaiVamBora, 2020 começou a todo vapor e estudamos diversas maneiras de ganhar mais, colocamos algumas em prática mas ainda não evoluimos para o produto principal. Roteiros de viagens, vendas como afiliados de infoprodutos, abrir uma empresa, produzir infoprodutos, tudo isso já estudamos ou estamos estudando.
O Blog e YouTube são outras duas alternativas para o longo prazo. Temos metas bem definidas para eles e estamos cumprindo.
Blog: média de 6 posts/semana, nossa meta é post diário.
YouTube:
UaiVamBora: 2 videos por semana e defini como meta para o proximo mês 500 inscritos. (ajuda eu, clique aqui).
Aline Cardoso Nutricionista: 1 vídeo por semana, meta de inscritos para o próximo mês 100.
No momento estamos elaborando dois produtos digitais, dois Ebooks, um sobre investimentos e outro sobre alimentação saudável e receitas. Pretendemos validar e colocar a venda ainda esse mês.
Paralelo a isso, estou planejando um curso sobre investimento para ajudar os que querem iniciar e não sabem nada. A principio ele será beneficente, se der certo, talvez possa virar um produto no futuro.
INVESTIR MELHOR
Até o inicio de 2020, dedicamos apenas a renda fixa e a estudar renda variável, quando veio a crise do covid-19, encontramos muitas oportunidades de investimentos.
Minha carteira chegou a cair mais de 20% durante as quedas da bolsa devido a loucura do COVID mas fechei Abril no zero a zero, sendo isso um grande ganho pois comprei o que podia durante crise, em momentos diferentes. Sendo assim, considerando que a bolsa ainda está 30% abaixo do nível que estava, considero o desempenho muito bom. Farei um post só pra falar sobre isso.
Sobre as metas, a primeira foi alcaçanda, que era entrar em renda variável em Ações, Fundos imobiliários e Ações no exterior.
Outra meta que vem sendo anlcançada mensalmente é sobre o aporte: aportar ao menos 30% do salário.
Por enquanto é isso galera, espero que esse relato possa ajudar vocês em algum sentido. Deixem ai nos comentários o que vocês acharam. Abraços.