O que fazer em São Thomé das Letras – dá para levar cachorro

Em um final de semana “só para os raros” (rsrs) resolvemos sair de Belo Horizonte e passear em São Thomé das Letras, e levamos Atena, nosso cachorro. E afinal, o que fazer em São Thomé das Letras? É o que vamos te contar nesse post!

Cachoeira Antares – São Thomé das Letras

São Thomé das Letras

Cidade cheia de lendas e misticismo já começa pela história do seu nome. Uma lenda sobre o suposto encontro no final do século XVIII de uma estátua de São Tomé em uma gruta por João Antão, um escravo fugido de João Francisco Junqueira, juntamente com uma carta de escrita perfeita (impossível a um escravo analfabeto). Outra versão da lenda diz que a carta teria sido entregue na gruta a João Antão por um senhor de vestes brancas. Apresentando a carta ao seu antigo dono, como ordenado pelo senhor de vestes brancas, João Antão teria conseguido sua alforria, pois João Francisco Junqueira teria ficado bastante impressionado pelo relato do escravo e teria mesmo ordenado a construção de uma igreja ao lado da referida gruta, que hoje se encontra no que é o Centro de São Tomé das Letras. Acredita-se que o filho de João Francisco Junqueira, Gabriel Francisco Junqueira, esteja sepultado debaixo do altar da igreja, a atual Igreja Matriz. Já o “das Letras” refere-se às inscrições rupestres que ainda podem ser vistas na gruta onde teria sido encontrada a estátua de são Tomé (Fonte: Prefeitura Municipal).

Além de ser uma cidade com vários atrativos de natureza, dá para levar cachorro!

Onde fica e como chegar?

São Thomé é uma cidade pequena que fica no sul de Minas Gerais, bem próximo de Três corações.

Dá para chegar lá de carro ou ônibus.

INDO DE CARRO

Belo Horizonte, acesso pela BR-381 (sentido São Paulo), BR-491 (sentido Três Corações) e MG-167 (sentido São Bento Abade)

São Paulo, acesso pela BR-381 (sentido Belo Horizonte até Campanha), BR-491 (até Três Corações) e MG-167 (sentido São Bento Abade)

Rio de Janeiro, acesso pela BR-116 (sentido São Paulo até Itatiaia), BR-354 (até Caxambu), BR-267 (até Cambuquira) e MG-167 (sentido Três Corações)

INDO DE ÔNIBUS

De ônibus o melhor jeito é seguir até Três Corações e de la pegar o ônibus da Viação Coutinho (fone: (35) 3231-3355) para São Thomé.

Onde ficar em São Thomé das letras?

A cidade é pequena então é dificil ficar mal localizado. Os bares e restaurantes ficam no centrinho, próximos a igreja de São Thomé. É legal ficar por ali, estacionar o carro na chegada e só usar para ir às cachoeiras.

Atena foi com a gente e por isso escolhemos uma pousada Pet Friendly.

Nos hospedamos na Pousada Antares (parece que não está mais no site booking.com), o lugar é bem central, perto de tudo e com um café da manhã muito bom.

Para escolher o melhor lugar para ficar em São Thomé das Letras você pode pesquisar aqui. E se for levar seu amigo peludo clique aqui.

O que fazer em São Thomé das Letras

Saímos em uma sexta-feira à noite com destino à mística cidade São Thomé das Letras e nossa melhor opção foi alugar um carro, também porque levamos nosso cachorro.

Tem alguma dúvida de como levar seu cachorro para viajar com você? Leia nosso post Como viajar com cachorro: de carro, de ônibus e de avião.

Comece o dia pelas cachoeiras. Você pode aproveitar bastantes e conhecer pelo menos umas 4. Foi o que eu fiz e também indico para quem tem pouco tempo na cidade.

Todas as cachoeiras em São Thomé das Letras permitem que você leve seu cachorro, então é um ótimo lugar para ele se divertir junto.

Saindo da cidade, seguindo por a cerca de 16km, a Cachoeira Antares fica no desvio da estrada que vai para a cidade de Conceição do Rio Verde. Considerada uma das mais bonitas da região.

Cachoeira Antares – São Thomé das Letras

Fomos primeiro até Antares e depois voltamos para a estrada sentido Véu de Noiva.

Seguindo a 8 quilômetros do Centro, na estrada para Cruzília, por uma estrada de terra, você encontrará algumas cachoeiras. O que recomendo é ir até o final para a Cachoeira Véu da Noiva e na volta parar para conhecer as outras, se quiser, como Cachoeira do Flávio e a Cachoeira da Eubiose.

Cachoeira Véu de Noiva – São Thomé das Letras

Véu da Noiva, tem mais de 20m de queda, formando dois poços com aproximadamente 2m de profundidade. Devido ao percurso de água que corre por entre as pedras, ainda permite a prática de rapel, tirolesa e cachoeirismo. O acesso é feito por uma longa descida, com corrimões de bambu entre as escadas.

Lá você vai poder aproveitar um passeio com 3 cachoeiras no mesmo lugar.

No fim da tarde é legal voltar para cidade para assistir o pôr do sol.

Os três pontos mais bonitos pra ver o pôr do sol em São Thomé das Letras e que também será legal para levar o seu cachorro, são o Cruzeiro, a Pedra da Bruxa e a Pirâmide. Os três ficam bem próximos, tanto uns dos outros quanto do centro da cidade.

A noite é vale a pena ir para o centro comer em algum restaurante ou curtir uma música ao vivo em um dos bares.

Nessa hora nós resolvemos deixar Atena na pousada, porque se não houvessem mesas do lado de fora dos bares e restaurantes, ficaria difícil. Como ela é bem tranquila e não fica chorando ou latindo, é fácil deixar dormindo depois de um dia cheio de aventuras.

Um bar bem legal para conhecer é o Caverna Pub. Seu cardápio tem uma grande variedade de porções com nomes que fazem referência ao Batman. Em dias de música ao vivo cobram couvert artístico.

No segundo dia dá para aproveitar para andar pelo centro, ver a lojas e comprar lembrancinhas.

Atena também passeou e até se assustou com uma imagem de bruxa na porta de uma das lojinhas!

Atena fazendo novas amizades

Dependendo do seu horário de viagem, ainda dá para conhecer o Vale das Borboletas. Como era caminho para estrada de volta para casa, fomos para lá e depois seguimos viagem de volta a Belo Horizonte.

Vale das Borboletas é o lugar mais próximo da cidade, cerca de 3,1 km de São Thomé das Letras. Para chegar siga pela estrada que vai para Três Corações, andando cerca de 1,5Km, depois siga por uma entrada por estrada de terra por mais 1km.

O acesso é fácil e bem sinalizado. Um poço raso com águas cristalinas garantem um passeio sensacional.

No mesmo lugar você pode conhecer o Poço dos Duendes. Uma pequena queda d’água que escorre pelas pedras e caem em um poço. Localizada no leito do rio do Vale das Borboletas, dá para você caminhar entre as duas cachoeiras.

Todas as cachoeiras estão em locais privados e você paga um valor para entrar. Pagamos entre 15 a 20 reais em fevereiro de 2021.

Parada Pet Friendly

Deixamos para almoçar na estrada e paramo no Graal em Perdões, que tem um espaço reservado para quem está com seu pet. É bem legal!!

Vale muito a pena conhecer São Thomé das Letras além de ser uma ótima escolha para viajar com seu cachorro sem se preocupara se ele poderá ir ãs cachoeiras com você. Se você tem mais tempo para ficar em São Thomé ainda existem mais atrativos na cidade, mas que ficarão para um próximo post.

2 thoughts to “O que fazer em São Thomé das Letras – dá para levar cachorro”

  1. Bom dia!

    Ótimas informações! Pretendo ir a São Tomé e estava receosa em não aceitarem minha filha pet, Paçoca nas cachoeiras. Este post me deixou beeem mais tranquila!

    Uma dúvida: o espaço onde ficam as cavernas onde tem a escrita rupestre aceitam pet tb?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *