O que levar na mala de inverno.

Sabe aquele momento em que você fica perdidão na hora de montar uma mala de viagens para lugar frio porque quer levar todos os casacos e jaquetas que estão mofando aí no guarda-roupa mas não pode (nem deve) porque sua mala tem que estar mais leve?

Pois é, já passamos por isso aqui. Não sabíamos quais tipos de roupa levar, qual o grau do frio que íamos passar, quantas blusas, quantas calças???

Agora que já sabemos vamos ajudar você com esse dilema! Pegue o passo a passo, porque a gente adora isso, e anota tudo aí. Ha, e pode ser útil se você ler esse post aqui sobre arrumar sua mala.

Enteder o clima.

É assim que tudo começa, saber como estará o tempo no lugar que você vai, se não, vai lotar sua malinha com coisas inúteis que você não irá usar. “Haaa mas vai que…..” NÂO, você não vai precisar de mais uma blusa sem manga no lugar que fará temperaturas super baixas.

Virar uma cebola

Esse é o segredo da composição do inverno. Camadas de roupas.

Sabe quando as pessoas dizem que estavam igual cebola tirando uma blusa, depois outra e mais outra, porque comecou a sentir calor? É a melhor forma de se aquecer no frio e fazer uma mala eficiente.

1 – Uma blusa e uma calça térmica – segunda pele. Aquelas que seguram o calor do corpo. São essenciais para te manter mais aquecido.

2 – Uma blusa / calça tipo fleece. É sua camada intermediária, dependendo da temperatura já vai aquecer suficiente. Mas ainda não é a principal.

Por que e o que é fleece? É um tipo de flanela feita de tecidos sintéticos mas com propriedades que o tornam indicado para atividades ao ar livre.

Propriedades do fleece:

Leveza
Não retêm umidade, secando rapidamente.
Não impedem o fluxo de ar (com exceção dos modelos “quebra ventos” ou Windstopper)
Baixa necessidade de limpeza
Boa compressibilidade

(Fonte: Blog de escalada – entre se quiser enteder mais detalhes sobre o fleece)

Para dias de frio moderado a blusa pode ser usada como uma peça principal e combina com looks mais básicos. O ideal é que a primeira camada de roupas seja mantida, para garantir o aquecimento adequado. Em alguns casos, quando o frio é ameno e dispensa camadas extras, é possível manter o aquecimento apenas com o Fleece. Não tem um fleece e não pode comprar agora? Improvise com um moletom ou blusa de lã. Será mais pesado, mas vai fazer a vez de te aquecer.

3 – Jaqueta corta vento imperável

Essa é essencial para frios mais extremos e onde o risco de chuvas e ventos estão presentes. Ela sozinha geralmente não aquece muito, só se tiver fresco. Mas com as outras duas camadas fecha o pacote e te protege bem melhor.

4 – Calça impermeável

Essa opção é mais para quem vai para a neve. Então se esse é seu destino, recomendo.

5 – Meias

Aqui vai depender do seu tipo de calçado e novamente se está indo para lugar com chuva ou neve. Se for provável molhar os pés, escolha meias ou botas impermeáveis. E para não pesar na mala, já viaje com as botas nos pés!

E agora, é só isso?

Como disse no ínicio você precisa saber qual o “grau” de frio vai pegar. Se for necessário ainda leve luva e touca, ou até um protetor de orelhas. Proteger as extremidades é super importante para te manter aquecido.

Quantas peças levar?

Pense que no inverno você sua pouco e não irá sujar tantas roupas, então coloque uma calça que combine já com umas 3 ou 4 blusas (pense nisso no calor também).
Leve peças que combinem mais umas com as outras.

A jaqueta é só uma, o fleece se tiver dois, mas também pode ser um só, e de duas a três segunda pele (em contato maior com o corpo pode suar mais se fizer muitas atividades). Lave as roupas no meio da viagem (já falamos sobre isso aqui.)

Vá vestido com as roupas mais pesadas, a bota / tênis impermeável e deixe coisas menores e mais leves para a mala.

Então, preparado para encarar o inverno em qualquer lugar? UaiVamBora!!

2 thoughts to “O que levar na mala de inverno.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *