Falaa malucada! Ta ai mais uma aventura!
As ruínas de Copan ficam na cidade de Copan Ruinas, Honduras, e abriga muitas curiosidades.
Fiz uma aventura no parque acompanhado de um guia local de descendência Maia que enriqueceu meu mochilão pela América central. Não quero, e nem é o objetivo aqui, dar spoiler sobre esse lugar, mas uma pitada de informação para instigar a galera não faz mal a ninguém.
O passeio durou cerca de 2 horas e passamos por todos os templos e stelas. A história que mais me deixou espantado foi em uma parte do parque onde existe um campo, similar ao de futebol que estamos acostumados, mas bem menor, onde eram disputadas partidas que terminavam em sangue. Eram 5 contra 5 em uma disputa que tinha como objetivo acertar estatuetas para pontuar sem utilizar pé nem cabeça. A pelota não podia tocar o chão, pois era como se caísse nas trevas. Os jogadores, escolhidos pelos governantes, eram ágeis e jogavam como guerreiros. No fim o vencedor era venerado. Lhe davam bebidas alcoólicas e no final da grande festa, tinha seu sangue derramado em um ritual. (Loucura né?)
Outra coisa super interessante é a grande escada que possui mais de 2000 símbolos e é como um livro que conta uma história de muitos anos.
Além disso, existem algumas praças, túneis e templos. O lugar é super arborizado e serve de casa para muitos pássaros.
Como ir?
Para ir às ruinas você deve se hospedar na cidade de Copan Ruinas. O sítio fica a 1km da cidade e é possível ir caminhando.
Quanto custa?
A entrada do parque custa 15 dólares. É possível entrar em alguns túneis, mas é preciso pagar mais 15 dólares.
O ingresso te da o direito de ir também nas Sepulturas, que ficam 2km para frente.