Salar de Uyuni, Bolívia – Um outro planeta na América do Sul.

Fala Malucaada!!

Um dos destinos mais comuns entre mochileiros de todo o mundo é o magnifico Salar de Uyuni. Trata-se do maior deserto de Sal do Planeta, é uma imensidão branca formando uma paisagem incrível. Vou descrever a nossa aventura e no final colocarei várias dicas resumidamente.

Fiz esse roteiro em setembro/16 a partir de La Paz. Peguei o ônibus para cidade de Uyuni as 21h e passei a noite viajando, em torno de 10 horas sentido sul. Se quiser detalhe sobre esse ônibus leia o poste COMO IR DE LA PAZ A UYUNI DE ÔNIBUS  . Ao amanhecer, chegamos na pequena cidade de Uyuni, procurei uma agência para fazer o passeio de 3 dias e 2 noites com ponto final em San Pedro de Atacama.

Com tudo pronto, procurei um local para tomar um banho pois me disseram que na segunda noite no deserto na haveria banho e na primeira não era 100% certeza. Encontrei uma senhorinha que alugava banheiros (muito comum lá) e assim fiquei pronto pra iniciar a aventura hahahahaha. Comprei algumas frutas, bastante água e um vinho para esquentar as frias noites no deserto. As 8h da manhã, me apresentei na frente da agência para organizar o carro e partir para o deserto, os mochilões foram em cima do carro e as mochilas de ataque com a gente dentro do carro. Nossa equipe era composta por 3 brasileiros e 3 equatorianos além do nosso motorista/guia. Poucos minutos depois partimos para o primeiro destino, um cemitério de trens ainda próximo a cidade de Uyuni, um verdadeiro cenário de filme cuja história contarei em outro post.

Alguns minutos de fotos e seguimos para uma vila chamada Colchani na entrada do Salar de Uyuni, lá conhecemos o processo de extração do sal e visitamos um feira de artesanatos, como já era em torno de 11:30, almoçamos em um local bem típico que tinha um tipo de convênio com a empresa que fomos.  Depois seguimos para o tão esperado deserto, no inicio do trajeto paramos nos pontos de extração de sal e depois seguimos pela imensidão branca.

Com a sensação de estar em outro planeta, seguimos guiados por montanhas  no horizonte até chegarmos ao hotel de sal, atração e parada obrigatória de todos os que fazem o trajeto.

Depois de uma pequena parada para tirar algumas fotos seguimos pelo gigante branco até um ponto isolado onde tiramos varias fotos divertidas.

Uma dica é levar alguns objetos, como bonecos, brinquedos e outras coisas que possam ajudar a criatividade dar forma a excelentes fotos.

Outro ponto obrigatório para parada é a Isla Incahuasi da qual falaremos em outro post.

Quando ir?

No salar existem duas épocas distintas. Se você quer encontrar o salar inundado, como o famoso espelho de água é recomendado ir entre fevereiro e março. Nos outros meses é mais provável que você encontre o salar seco, todo branquinho.

Dezembro a Março a temperatura é maior, o que não significa calor rs, variando entre  5 a 21 graus.

Junho a Agosto é o período mais frio com temperatura média de 4 graus. Eu fui em setembro e gostei do clima mas obvio que você tem que ir preparado.

Como ir?

Existem algumas formas de chegar ao grandioso deserto branco dependendo do seu roteiro:

  • San Pedro de Atacama ida e volta: 3 – 4 dias
  • San Pedro de Atacama apenas ida e de la seguir para La Paz ou Potosi: 3 dias
  • La Paz para Uyuni ida e volta: 3 – 4 dias
  • La Paz para Uyuni apenas ida e de la seguir para San pedro de Atacama: 3 dias
  • E outros trajetos de Uyuni para o interior da Bolívia

Existe muitas opções de passeio no Uyuni, vai depender do seu tempo e do seu roteiro. o que recomendamos é a partir de La Paz e seguir para San Pedro de Atacama ou ao contrário pois você tem a opção de incluir no roteiro as lindas lagunas altiplanicas gastando em torno de 3 dias.

Quanto Custa?

São muitas as empresas de turismo que fazem esse trajeto. Mas fato é que a partir do Atacama é mais caro, portanto se você é um mochileiro econômico como eu, aconselho que seu roteiro seja seguindo para o Atacama. Os valores para esse trajeto incluindo as Lagunas (3 dias) custam entre 100 a 150 dólares é bem fácil negociar. Nesse valor está incluso o passeio em si (em um carro 4×4), hostel, café da manhã, almoço e janta. Se for analisar é um ótimo valor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *