Semuc Champey, Guatemala – América Central. como ir? Quanto custa? Como é?

Como ir?
Ver este post.

Quanto custa?
Entrada: 25 reais (Nov/18)
Transporte ida e volta de Lanquin: 20 Reais
Entrada nas Cavernas + Tubing: 35 reais.

Onde ficar?
Você pode ficar em Lanquin ou próximo ao Parque Semuc Champey. Escolhi ficar em Lanquin para conhecer o pequeno vilarejo. Existem diversos hostels e hotéis e entre 40 a 70 reais. Ficamos no Zephyr Lodge (55 reais) mas não indico pois, apesar de uma ótima aparência, ótima estrutura para lazer, fica bem difícil de chegar no vilarejo pois fecharam o caminho mais perto. Além disso, trazer comidas e bebidas é proibido e comprar lá é bem caro.

Onde comer bem e barato?
Comedor Shalon

Como foi?
Saímos do hostel as 8 am, tomamos café da manhã no Comedor Shalon, e ali perto já apareceram várias pessoas querendo vender ida pra Champey. Negociamos e compramos. A ida é em cima de uma camionete (pau de arara) e dura em torno de 1 hora apesar da pequena distância.

Chemos ao parque pagamos a entrada e já fomos direto ao Mirador. De lá é possível admirar as pozas ( piscinas naturais) e tirar boas fotos, para chegar gastamos em torno de 30 minutos por um misto de escadas de madeira e de pedras.

Após tirar as fotos, descemos por outra trilha, similar a primeira que chega ao Sumidero (local onde o Rio some abaixo da pedra e onde começa às piscinas).

Depois já fomos mergulhar nas diversas piscinas e ficamos por ali até umas 13:30h. Depois caminhamos para a saída fazendo o Sendero ( trilha) do rio, de onde é possível ver onde ele debaixo das pedras.

Dalí, caminhamos para a saída do parque, passamos pela ponte e fomos em direção às Cuevas (Grutas de Lanquin). Lá tivemos que esperar um pouco para completar 4 pessoas (mínimo para explorar as cavernas), mas acabou que não apareceu ninguém e fomos só nós dois mesmo. É aconselhável ir com algum calçado de água mas como não tínhamos, fizemos descalço mesmo.

As cavernas são muito escuras, obviamente, e eles te dão uma vela para iluminar o caminho. É pura aventura, em alguns lugares a água vai até o pescoço, em outros é preciso fazer escaladas. Algumas cordas auxiliam no trajeto mas a adrenalina vai as alturas em alguns trechos. No final achei divertido.

Quando saímos das grutas, fomos a um balanço gigante para saltar no rio e depois descer o Rio de boia (Tubing), sugiro levar os chinelos nos braços pois o retorno é caminhando pela estrada de terra e pedra.

Terminamos as aventuras em torno de 4 da tarde e fomos para a ponte em busca do transporte de volta o qual conseguimos facilmente.

Lugares para colocar antes ou depois no roteiro:

Flores (Tikal), Copán, Guatemala City e Antígua Guatemala.

One thought to “Semuc Champey, Guatemala – América Central. como ir? Quanto custa? Como é?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *