Serra do Cipó e Cachoeira Congonhas

Como a Serra do Cipó tem muitas atrações, não dá para conhecer tudo em uma visita, dessa vez fomos conhecer a Cachoeira Congonhas de Cima.

Fomos pra lá comemorar o aniversários de dois amigos, Lucas e Alana, e passar um fim de semana relax sem aglomerações!

Serra do Cipó

Em setembro de 1984, foi criado nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro o Parque Nacional da Serra do Cipó, com uma área total de 33.800 hectares, com o principal objetivo de preservar toda esta riqueza natural. A unidade protege hoje diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção, ambientes únicos e paisagens que enchem dos olhos daqueles que testemunham suas belezas (FONTE e mais informações: ICMBio).

Há cerca de duas horas de Belo Horizonte, esse é um destino certo de quem gosta de natureza, trilhas e cachoeiras.

Trilha Cachoeira Congonhas na Serra do Cipó

O Parque Nacional Serra do Cipó, cheio de rios e atrativos, conta com a Cachoeira de Congonhas. Formada pelas águas do Ribeirão Congonhas, consiste em 3 principais quedas d’água, que despencam em direção ao vale da Bocaina.

A trilha começa na estrada MG-010, para chegar até o início da trilha você passa em frente às entradas da Cachoeira Véu de Noiva e da Trilha dos Escravos, segue na direção de Conceição do Mato de Dentro e da Cachoeira do Tabuleiro.

Deixa o carro próximo, ou no estacionamento dentro, da Pousada Duas Pontes e logo vê uma “porteira”, cerca de arame, à margem direita da rodovia, que dá entrada ao parque. Não há nenhum problema em entrar por aquela região, ao invés de entrar pelas portarias oficiais.

A trilha até Congonhas de Cima é fácil, bem demarcada e você consegue encontrar pelo Wikiloc ou Maps.Me. O caminho é lindo, cercado de montanhas e com um campo que rende belas fotos.

Com quase 6km de distância e umas duas horas de caminhada, lá está a Cachoeira Congonhas de Cima no Parque Nacional da Serra do Cipó.

Congonhas de Cima é um conjunto de quedas que dão um ar bem bonito a essa cachoeira, com aproximadamente 8 metros de altura ao total e um pequeno poço com profundidade mediana. Vale a pena a caminhada.

Aproveite para se refrescar no seu poço geladinho!!! rsrs

Outras Cachoeiras Congonhas e mais

Se quiser conhecer outras cachoeiras por essa travessia, pode continuar que você ainda encontra Congonhas do Meio e Congonhas de Baixo. Ainda pode pegar uma trilha até a Cachoeira do Gavião e Cachoeira do Tombador, depois seguir até a Portaria do Retiro.

Onde Comer

Se você já leu nosso post Serra do Cipó | como ir? Onde ficar? O que fazer? Onde comer? Quanto custa?, já viu nossa indicação ao restaurante do César. Melhor opção de quem quer boa comida com mais economia.

Mas dessa vez o passeio tinha um objetivo diferente (comemoramos o aniversário de amigos) e fomos jantar em uma pizzaria na sexta, Forneria Bertucci. Pizzas de massa fininha e muito sabor, vale a pena.

Vindo do centro de Santana do Riacho, fica depois da rotatória.

No sábado o jantar foi na Hamburgueria Madalena. Hambúrgueres artesanais com opções vegetarianas e veganas. Você pode (e deve) pedir o dadinho de tapioca para acompanhar seu hambúguer. Só elogios à esse lugar.

A indicação dos dois restaurantes, e inclusive da trilha, foi da amiga que já conhece o lugar mais do que a gente, obrigada Mari, foi perfeito!

No almoço de domingo, antes de pegar estrada de volta, uma boa opção é comer no Costelão Mineiro. Tem música ao vivo, refeição que dá para duas pessoas com opção de costela bovina ou suína além de pratos executivos.

Onde Ficar

Existem muitas pousadas, hotéis, campings e até hostel na região. Uma pesquisa simples te dará várias opções. Você terá que escolher ficar mais afastado ou perto do “centrinho” do distrito.

Na primeira ida à Santana do Riacho nós ficamos bem perto do centro e saímos apé. Dessa vez a escolha foi diferente.

A maior oraganizadora do rolê – Júlia – foi quem escolheu lugar. É ótima opção para casais e para um fim de semana de descanso.

Nos hospedamos na Pousada EcoVip Meraki. Um lugar super estiloso, com quartos grandes, cama confortável e um café da manhã muito bom.

Esperando a chuvar dar um tempo. Cada quarto tem uma rede.

Para ver essa e outras opções de onde ficar na Serra do Cipó e fazer a trilha para Cachoeria Congonhas, pesquise mais opções aqui.

Outros Passeios no Parque da Serra do Cipó

Quer saber mais coisas que o Parque Nacional da Serra do Cipó e toda a região tem para te oferecer?

A gente conta tudo que já fizemos nesse post Serra do Cipó – Pedal até a Cachoeira da Farofa e Caiaque no rio Cipó e nesse outro aqui.

Deixe sua opnião e comentários. Se quiser saber novidades em primeira mão, deixe seu email ali no canto direito, também se inscreva no canal do Youtube e siga nossas redes sociais.

Um abraço e até a próxima aventura.

2 thoughts to “Serra do Cipó e Cachoeira Congonhas”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *