Subindo a Table Mountain, Cape Town – Africa do Sul

Um dos principais pontos turístico da Cidade do Cabo é a grande montanha que compõe a paisagem da cidade. Table Mountain, como é chamada, é uma das sete maravilhas naturais do mundo e ponto obrigatório para todo aventureiro que marca presença na Africa do Sul.

Nossa aventura começou cedo, pegamos o primeiro horário do hop on hop off (ônibus vermelho de turismo que anda por toda a cidade que inclusive falaremos sobre em outro post) e paramos ao pé da montanha próximo a estação do Cableway (teleférico) que inclusive é uma opção para subir.

Em nossos planos estavam a subida por trilha e a descida pelo Cableway, no entanto não saiu muito bem como planejado, pois o vento forte não permitiu a operação neste dia e tivemos que descer a pé também hahahhaha.

Existem algumas opções de trilha para subir a montanha, a mais fácil é a Platteklip Gorge que se inicia bem ao lado do Cableway, é bem fácil de encontrar mas caso precise de ajuda sempre tem pessoas por ali, é só perguntar. O tempo até o topo é em torno de 3 horas.

O inicio da trilha é como uma escada de pedras que acompanha o trajeto do bondinho até uma bifurcação na qual é extremamente importante PEGAR A ESQUERDA. Existe uma placa indicando o caminho certo, confie nela. Ressalto essa informação pois a impressão é que você está indo para o lado errado pois por um bom tempo ela vai acompanhando a montanha em linha reta sem subir muito. Como isso aconteceu com a gente e como um gringo passou e disse que estávamos no sentido errado, acabamos voltando e seguindo para o outro lado, subindo a perigosa India Venster (o relato desse trecho farei abaixo pra não ficar confuso).

Continuando pelo caminho CORRETO, após andar bastante em linha reta a trilha começa a fazer curvas em S subindo uma grande fenda da montanha, nesse trecho há algumas bifurcações mas são sempre sinalizadas com plaquinhas.  Após começar a subir, não tem erro, logo estará no topo.

Ao chegar no topo, você verá vários caminhos para explorar o cume. Caso o Cableway estiver em operação, uma pequena loja também estará funcionando. No topo existe água potável e uma estrutura bem legal para observar a maravilhosa vista de Cape Town e do mar.

Sugiro fazer um reconhecimento do lugar sempre mantendo a referência de onde chegou pois é muito comum a montanha ser tomada pelas nuvens e se isso acontecer a visão fica bem prejudicada pela neblina. É bom planejar a subida com tempo pois tem a questão do por do sol, é importante deixar tempo suficiente para a decida (em torno de 2 horas).

Voltando para o momento que pegamos a India Venster…

Como não prestamos atenção nas placas, entretidos com as paisagens, iniciamos uma subida mais radical. Para os que curtem um pouco mais de adrenalina essa trilha é a mais indicada mas é importante não abusar. A India Venster é sinalizada com pés amarelos pintados nas pedras e por muitas vezes eles sumiam e os encontramos acima de nossas cabeças, ou seja, são necessárias pequenas escaladas em alguns trechos. Confesso que gostei demais, mas em alguns momentos da pra repensar se deveria ter ido por lá mesmo.

Continuando a subida encontramos trechos onde precisamos passar por entre pedras gigantes, subir paredes de mais de 10 metros com auxilio de correntes e outros apenas com apoio das mãos e pés. Fomos ao delírio ao encontrar dois alpinistas com equipamentos hahahahaha. 30 minutos depois, chegamos ao topo atrás de uma placa que dizia “Esse não é um caminho fácil de descer”, imagina subir.

A trilha tem trechos que um erro pode ser fatal, portanto não a subestime. Os pontos fortes são a diversidade de ângulos que você consegue contemplar as paisagens e o fato de conseguir superar os desafios durante a subida.

Gastamos um total de 4 horas para subir, mas acredito que uma pessoa com preparo consiga fazer em 3 com segurança pois paramos bastante, ao chegar no topo. Depois de curtir bastante la em cima, descemos pela trilha mais fácil, pegamos novamente o hop on hop off e ainda conseguimos passear em outros pontos até o final do dia.