Tikal foi uma das mais importantes cidades Maias no período Clássico. Os registros mais antigos mostram que a cidade foi construída a partir do século IV a.c. e abandonada misteriosamente aproximadamente 800 d.c.; 1600 anos de historias encontrados por Guatemaltecos que buscavam resinas em árvores por volta de 1800.
A cidade é bem grande e boa parte ainda está sendo escavada. No início de 2018 a Natgeo Fez um sobrevôo com um equipamento especial e constatou que ao todo existem cerca de 60 mil construções e boa parte dela ainda debaixo da terra.
Seguem dicas para visitar Tikal:
Como ir?
Para visitar a Tikal é preciso se hospedar em Flores (clique aqui para saber como ir a Flores) e contratar o transporte de ida e volta. São vários horários (3:30, 4:30, 8;00 e 12:00), alguns deles mais caros como o nascer do sol. Junto ao transporte é possível já contratar um guia. É preciso comprar o ticket de entrada na portaria do parque. O retorno pode ser às (11:30, 12:30, 18:30).
Quanto custa?
-Transporte + Guia = 90 quetzales, 45 reais.
-Entrada para estrangeiros= 150 quetzales 75 reais
-Hostel Ciao Cacao 55 quetzales, 27 reais a diária.
-PF (menu del dia) 15-30 quetzales, 7,5-15 reais.
Onde ficar?
Ficamos no Hostel Ciao Cacao. Hostel simples mas muito arrumado, bem localizado, barato, o pessoal é receptivo, ajudam a agendar o tour com um valor justo, dão dicas sobre Flores, enfim, super recomendamos. (Clique aqui para reservar)
Onde comer bem e barato?
Comemos próximo a guarita da porte, perto de onde sai um barco dançante em umas tendas de comidas de rua, típicas e achamos bom e barato. Bem na entrada da ilha também há comida boa e barata.
Dicas úteis:
O melhor horário em minha opinião é o das 4:30 pois quando chega no parque não há tantas pessoas. Leve algumas coisas pra comer pois os restaurantes para tomar café da manhã e almoçar são bem caros lá.
Como foi?
Chegamos um dia antes em Flores desde Lanquin e nos hospedamos no Hostel Ciao Cacao, onde agendamos o transporte e guia, além do Ônibus para Belize. No outro dia acordamos cedo e pegamos o transporte às 4:30. Ele atrasou um pouco pegando mais pessoas e às 6:20 chegamos ao parque, nos deram 20 minutos para tomar uma café no comedor Tikal ( caro pra caralho). Iniciamos o tour e visitamos as maiores construções e pirâmide, confesso que foi muito devagar e o guia não explicava muitos detalhes, o grupo era de 25 pessoas e talvez não foi uma boa escolha, mas enfim. Existe um aplicativo de Tikal que te auxilia como se fosse um guia, mas não sei detalhes sobre. O tour acabou cerca de 11:30 e retornamos ao Comedor Tikal para pegar o bus de 12:30. No geral achei o parque bem legal, mas ainda há muita coisa a ser escavada e o Guia poderia ser mais detalhista (sou meio exigente também kkk). Antes das 14h já estávamos de volta em Flores.
Destinos para conciliar antes ou depois:
Belize, Semuc Champey, Honduras, México
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.
A cultura Maia realmente é facisnante. Muito cercada de mistérios, mas pelo pouco que sabemos fico impressionado com o conhecimento deste povo na época em que viviam.
Quando tiver oportunidade não deixe de conhecer também Chichen Itzá.
Pois é, gostei de visitar os dois lugares que fui até agora mas Chichén to pensando em deixar pra próxima. Tô com pouco tempo. Obrigado pela dica.