Tulum foi um destino que surpreendeu pela quantidade de lugares para conhecer. Os mais famosos são as ruínas Maias e as Praias, mas os Cenotes, na minha opinião, foram as melhores surpresas.
O que fazer?
- Ruínas Maias: As ruínas de Tulum são bem diferentes das demais. São de frente pra praia e totalmente muradas. A forma mais econômica que encontramos para visitar foi com os coletivos que vão para Playa del Carmen, eles cobram 20 pesos até um ponto próximo à entrada das ruínas. A entrada custa 70 pesos e o tempo de visita é em torno de 1h30min de duração (não que vc não possa ficar mais). Lá dentro tem uma praia mas no dia que fomos ela estava fechada devido a maré. Uma boa ideia é fazer a visitação de manhã e de lá ir para uma das praias.
- Playa Paraíso: É a praia pública de Tulum, localizada próxima às ruinas, é bem grande e possui diversos bares e restaurantes.
- Cenotes: existem muitos Cenotes na região de Tulum, nos visitamos apenas dois, infelizmente: Gran Cenote e Cenote Azul.
- Gran Cenote: existem diversas formas de ir ao Gran Cenote entre tours, táxi e etc. Nós escolhemos alugar uma bicicleta que nos custou 100 pesos por 24 horas. De bike gastamos uns 25 minutos para chegar. Lá existem lugares para trancar as bikes. A entrada custou 180 pesos, é um Cenote muito bonito, existem tartarugas e peixes por isso recomendo fortemente que levem Snorkel, lá é possível alugar também.
- Cenote Azul: fica no caminho para Playa del Carmen, então pode ser uma boa ideia ir no dia de ir embora para Playa. Para ir, pegamos os mesmos coletivos das ruínas e o valor foi 35 pesos, a entrada foi 100 pesos. O Cenote é bem bacana com uma área aberta para nadar e uma pedra pra saltar. No entorno vimos várias iguanas. Após a visita, pegamos outro coletivos para Playa del Carmen por 35 pesos.
Como ir a Tulum?
Os destinos mais comuns em volta de Tulum São Playa del Carmen, Bacalar, Chetumal e Belize City.
Todos esses destinos são rotas da ADO Bus empresa top. Entre Tulum e Playa del Carmen existem os colectivos também.
Nós viemos desde Chetumal e pagamos 212 pesos.
Quanto custa?
-Transporte: De Chetumal a Tulum 212 MXN, 42 reais ±
-Hostel: Hostel Che Tulum 230 MXN, 45,95 reais a diária ±
-Comida PF: 80-100 pesos, 16-20 reais±
-Entrada Gran Cenote: 180 MXN, 36 reais ±
-Entrada Cenote Azul: 100MXN, 20 reais±
Onde ficar?
Ficamos no Hostel Che Tulum, é um bom hostel, boa localização, tem piscina, organizam passeios, tem um bar, fazem jantares temáticos todos os dias por um preço razoável, alugam bike e guardam sua mochila antes e após check-out.
Onde comer bem e barato?
-Existem alguns restaurantes mais baratos como a Pollo Broco e Antojito la Chiapaneca, na Avenida principal que tem boas refeições baratas.
Dicas úteis:
– leve seu snorkel
– alugue uma bike (100MXN) ou uma Scooter(600MXN) por 24h
Destinos para conciliar antes ou depois:
Belize, Bacalar, Playa del Carmen